Saiba mais

Conheça o que é tampografia.

A Tampografia é um processo de impressão indireta e encavográfica (baixo-relevo) que consiste na transferência de tinta do clichê (matriz) para a peça a ser decorada através do tampão. Primeiramente a tampografia era vista como uma arte de simples decoração e hoje se tornou um sistema de impressão capaz de imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas, planas, etc., como a casca de uma noz, por exemplo. Sua grande vocação é para as impressões de pequenas áreas, mas com os avanços tecnológicos da tampografia e de seu desenvolvimento a nível industrial, é possível a impressão em áreas de até 300 x 300 mm.

Como funciona

A tampografia possui hoje dois tipos básicos de impressão (todos indiretos pois a impressão é feita do tampão para a peça e não do clichê diretamente): Tinteiro Aberto Como o próprio nome diz, a máquina de tinteiro aberto funciona da seguinte maneira: uma espátula empurra toda a tinta para o clichê gravado em baixo-relevo e quando volta retira todo o excesso de tinta com uma lâmina (como se fosse um rodo), deixando apenas tinta suficiente para a impressão do grafismo do clichê. Depois desta passagem, o tampão de silicone desce até ao clichê coletando a tinta que vai decorar o objeto. Tinteiro Fechado ou Selado Quase todo o processo de impressão com máquina de tinteiro aberto é igual ao de tinteiro selado. Porém, o processo de tinteiro selado se difere porque as lâminas são substituídas por um reservatório de tinta com formato cilíndrico (semelhante à um copo, geralmente fabricado em cerâmica para maior durabilidade e resistência). Esse reservatório fica sobre o clichê e faz a raspagem de toda tinta excessiva com sua própria borda.

CLICHÊ:

O clichê tampográfico é a matriz de onde será gerada a impressão. Ele é gravado em baixo-relevo, tecnicamente chamado de encavográfico, com cerca de 5 a 8 mícrons (a milésima parte de um milímetro) de profundidade (esse é um dos motivos pelo qual não é aconselhável o uso de tinta serigráfica, pois o depósito de tinta de sua matriz é de 30 a 50 mícrons, aproximadamente), solicitando tintas de grãos finos. Existem 3 tipos de clichês na tampografia: · Clichê de aço – Feito em aço e de custo elevado. Sua utilização somente se justifica com altíssimas tiragens (500.000, 1.000.000 impressões) para que seu custo seja amortizado e não encareça a impressão. Tem uma vida útil muito longa de mais de 1.000.000 ciclos. · Clichê de lâmina de aço – É de difícil elaboração e tem custo médio. Utilizado para tiragens de 20.000 a 500.000 impressões. É feito através de um fotopolímero que não produz mais do que um clichê. · Clichê de nylon – Feito também por um fotopolímero e possui baixo custo e tem sua duração em até 20.000 ciclos.

POLICROMIA:

A policromia (do grego antigo πολυχρωμία, πολύ (poly) = muitos ; χρώμα (khrôma) = cores) é o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores. Opõe-se à monocromia.

O adjectivo polícromo utiliza-se para escultura, pintura, etc.

Na Antiguidade, os assírios e caldeus pintavam com cores brilhantes as suas estátuas e decoravam as paredes dos edifícios com azulejos ou pinturas murais de cor viva, em cujo perfil estavam desenhados grossos contornos negros ou de cor.